Email para Clientes inativos. Quando e como enviar?

Email para Clientes inativos

Envio de email, uma simples tarefa que pode fazer uma grande diferença, mas os resultados podem ser maus caso não seja aplicada adequadamente.

Um bom trabalho comercial consiste em estar sempre próximo dos seus clientes e ainda mais próximo daqueles que ainda não o são. Por vezes, podemos acabar por nos afastarmos involuntariamente daqueles que já são nossos clientes, e isso pode se dar por alguns motivos.

  • Excesso de segurança. O cliente “é meu”, ele “depende” de mim;
  • Foco em novas prospeções;
  • Esquecimento, ou desmerecimento de um cliente em potencial, presumindo que ele não possua mais pedidos a oferecer para si;

Em alguns relacionamentos essa aproximação acaba por ocorrer presencialmente, por meio de visitas periódicas aos clientes, para “tomar um café”. Contudo, em certas situações os perfis de contactos, talvez essa não seja uma técnica viável. Em situações como as que atualmente estamos a viver de pandemia e escritórios fechados, torna-se impossível.

O bom e velho email

Uma ligação telefónica, seja para um número fixo ou móvel, ou até mesmo uma mensagem por WhatsApp pode, de certo modo, ser considerada incomoda, invasiva. O momento pode não ser apropriado.

O envio de um email tem, sobre esse aspeto, certas vantagens. O destinatário, quando se dirige ao seu leitor de email, seja este uma aplicação ou mesmo o navegador da internet, vai com o propósito de ler e de enviar emails. O contacto, nesse aspeto, torna-se num momento propicio.

Quando o cliente perceber que recebeu um email seu, ele está no comando, ele pode escolher se vai ler de imediato ou não. isso não ocorre nos outros meios de contacto citados anteriormente, exceto, talvez, no WhatsApp, mas nesse sempre haverá aquela indicação de mensagens não abertas a provocar.

Quando fazer?

O melhor é que você encontre a sua própria métrica. Muitas mensagens, ou mensagens sem conteúdo específico, podem vir a ser desacreditadas com o tempo.

Encontre um tema, uma novidade sua ou do mercado que possa interessar ao seu cliente e a utilize como razão secundária para o seu email de contacto. Secundária, sim, porque a sua razão principal é fazer o cliente lembrar-se de si.

Com o tempo perceberá alguns padrões que possibilitarão classificar os seus clientes em grupos. Terá aquele grupo dos que nem sequer abrem o seu email, outros que abrem e um terceiro que além de abrirem, interagem com o seu email, clicando em algum link, reenviando-o ou retornando a sua mensagem. Como descobrir tudo isso? Essas são algumas das funcionalidades de uma ferramenta de CRM – Customer Relationship Management, ou em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente, que abre o próximo tópico, como fazer.

Como fazer?

Invista uma parte inicial do seu tempo testando e avaliando algumas plataformas de CRM, caso ainda não utilize uma.

Sim, esse tipo de ferramenta é altamente recomendável, acredite. Pode começar com alguma versão gratuita e logo irá perceber a necessidade de ampliá-la para uma versão paga tamanho os benefícios que esse tipo de plataforma proporcionam.

Em outro post, apresentamos outro tipo de ferramenta denominada SRM, sigla em inglês para Supplier Relationship Management, ou traduzindo, Gerenciamento de Relacionamento com Fornecedores, que complementa de modo fundamental uma bom gerenciamento dos fornecedores.

ConstruPlan é uma das soluções da ConstruSpace criada dentro do conceito de SRM para tornar a gestão de fornecedores na construção civil mais ágil e eficiente. Uma das suas funcionalidades é a possibilidade de efetuar o envio de email para clientes inativos. Veja como proceder facilmente em apenas dois passos.

PASSO 1: Na página de clientes, clique sobre o envelope verde no perfil do cliente que desejar enviar a mensagem.

 

 

PASSO 2: Na tela que abrir, preencha a sua mensagem e anexe os arquivos que desejar, em seguida, basta clicar sobre Enviar Oferta.

 

 

 

 

Marco Antonio Portugal

Marco Antonio Portugal

Civil Engineer | Director | Project Manager | Controller | CIO | Strategic Development | PMO | Compliance

Mestre em Gestão da Inovação e Engenheiro Civil pelo Centro Universitário da FEI, com MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV, MBA Executivo em Administração pelo Ibmec e MBA em Administração pelo Centro Universitário da FEI, possui mais de 25 anos de experiência no setor de Construção Civil. Possui certificação como Project Management Professional – PMP® pelo Project Management Institute – PMI.

Subscrever Newsletter

"Sim! Quero receber notícias que me vão ajudar a aumentar a produtividade da minha empresa."

Subscreveu com sucesso a nossa newsletter!